VINTE E CINCO ANOS DE HISTÓRIA


Em 12 de fevereiro de 1992, um grupo de 35 pessoas reuniu-se no plenário da Câmara Municipal de Descalvado com o propósito de fundar uma cooperativa de crédito rural que pudesse proporcionar aos cooperados assistência financeira em suas atividades específicas, fomentando, dessa forma, a produção como também a produtividade rural, bem como a industrialização.

Assim nasceu a Crediguaçu - Cooperativa de Crédito Rural do Vale do Mogi Guaçu, iniciando suas operações em 05 de junho de 1992, cumprindo fielmente a sua Missão: oferecer serviços financeiros diferenciados, gerando benefícios e fomentando o desenvolvimento regional. Foi uma luta árdua, com muitas batalhas vencidas ao longo dos anos. Deixamos de ser uma cooperativa de crédito local para sermos uma cooperativa de crédito regional, conquistamos a confiança das pessoas para se associarem a uma pequena cooperativa de crédito onde pudessem realizar operações financeiras com segurança.

Com muita humildade galgamos degrau a degrau. No ano de 2007 fomos autorizados pelo Banco Central do Brasil a agregar em nosso quadro social também os pequenos e microempresários como também os microempreendedores. Com o ingresso nessa nova modalidade de cooperativa de crédito, um novo universo se abriu para a Crediguaçu: passamos a operar também com o comércio, a indústria e os prestadores de serviços. Dessa forma, nosso quadro social passou a crescer rapidamente e, consequentemente, nossa cooperativa observou um crescimento como um todo.

Mas, os desafios são constantes em nosso dia a dia. Nossa área de ação, que abrangia 32 municípios com população estimada de 1,5 milhão de habitantes, já não nos bastava para continuarmos crescendo e precisávamos ampliá-la urgentemente. Para nossa satisfação, encontramos companheiros cooperativistas dispostos em trilhar este caminho junto conosco. E assim, em 2011, a Crediguaçu incorporou a Credicolaso (Cooperativa de Crédito Rural Agro-Pecuária do Sudoeste Paulista) com sede em Sorocaba/SP. Mais 43 novos municípios, com mais de dois milhões de habitantes, que foram agregados em nossa área de ação. Passamos a atender, então, 75 municípios com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes. Com uma área de ação ainda maior, nosso objetivo foi o de transformar o agora Sicoob Crediguaçu em Cooperativa de Crédito de Livre Admissão, deixando de ser uma cooperativa de crédito com admissilidade segmentada para poder atender todas as pessoas físicas e jurídicas com o desejo de se associarem. Elaboramos nosso 'Projeto de Transformação', atendendo todas as exigências legais, e em fevereiro de 2014 protocolamos pedido junto ao Banco Central do Brasil para alterar a condição de admissibilidade para Livre Admissão de associados. Em 23 de março de 2015, para a felicidade de toda a família crediguaçuana, nosso projeto foi aprovado e nossa razão social passou a ser Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale do Mogi Guaçu e Sudoeste Paulista – Sicoob Crediguaçu.

Um grande passo foi dado. O Sicoob Crediguaçu passou a ter uma nova área de ação que nos permite aumentar nossa participação no mercado, acelerar o crescimento dos ativos da cooperativa, reduzir custos operacionais, crescer os negócios, melhorar a rentabilidade e aumentar substancialmente o número de cooperados em face da Livre Admissão de associados.

Importante frisar que essas batalhas não foram vencidas somente por nossos dirigentes, afinal, temos um quadro funcional comprometido com nossos ideais, possuímos um quadro associativo inteiramente responsável com suas obrigações, uma Cooperativa Central que nos apoia, uma Confederação que defende nossos interesses ao promover a padronização, supervisão e integração nacional, financeira, normativa e tecnológica; além de um Banco que atende todas as nossas necessidades, buscando a melhoria contínua dos processos.


Instalações


Inicialmente o atendimento aos cooperados acontecia em uma sala anexa ao armazém da Coperguaçu, onde permanecemos por um ano. Posteriormente, para melhor atender os associados, passamos a trabalhar em duas salas independentes no mesmo prédio. No ano 2000, ao ser eleita uma Diretoria Executiva para atuar de forma exclusiva, foi decidido instalar a administração e o Posto de Atendimento em um imóvel alugado onde permanecemos por cinco anos.

Ao longo desses anos uma eficiente estrutura operacional foi sendo montada, visando dar o suporte necessário às operações. Atualmente a Central Administrativa da Crediguaçu, bem como o seu primeiro Posto de Atendimento, está instalada à Rua Conselheiro Antonio Prado, 544, Centro de Descalvado/SP.